Laboratório de Robótica desenvolve uma cama hospitalar inovadora

22/01/2021 09:58

A parceria entre o Laboratório de Robótica Aplicada (LAR) da UFSC com a UDESC e o IFSP, por meio do Edital CAPES PGPTA 59/2014, desenvolveu uma cama hospitalar inovadora. A cama é a única desenvolvida, que sem tem conhecimento, capaz de atingir todas as posições médicas, como:

• Fowler;
  • Trendelenburg reverso;
  • Trendelenburg
  • Posição cardíaca;
  • Flexão da pernas;
  • Cabeceira/Dorso;
  • Elevação Horizontal;
  • Sentado;
  • Vascular;
  • Deslocamento em direção aos pés;
  • Rotação.

Além de que, diversas posições citadas podem ser combinadas entre si, agregando novas funcionalidades, aumentando o conforto dos pacientes durante o período de acamação e diminuindo também o esforço dos profissionais que acompanham os pacientes. Um painel de controle também foi desenvolvido para controlar a cama como um console, o painel possui três funcionalidades: controle manual, controle ajustado automático, e envio de dados. O envio de dados pode ser incorporado a um big data por meio de nuvens, criando rotinas de posições diferenciadas para cada paciente e facilitando o controle de grandes hospitais.

Um protótipo foi montado e pode ser conferido nos vídeos abaixo:

Esse projeto foi desenvolvido colaborativamente por alunos de graduação, pós-graduação e professores da UFSC, UDESC e IFSP, permitiu a manutenção de diversos alunos por meio de bolsas de pesquisa e foi objeto de estudo em artigos científicos, trabalhos de conclusão de cursos, dissertações e teses. Com a finalização do projeto, o LAR pretende viabilizar o produto para que ele fique disponível para hospitais e pacientes.